O Prometeu Revelado em Epimeteu ou Quando o Caminhar da Tecnociência Desconhece Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00015.10Palavras-chave:
Desenvolvimento tecnológico, Liberdade, Igualdade, transformação socialResumo
Analisa a relação entre o processo acelerado do desenvolvimento tecnológico e as consequências dele decorrentes que findam por interferir na estrutura dos direitos da liberdade e da igualdade, conquistas históricas da humanidade. Enfoca os efeitos perversos do progresso da tecnologia quando voltados exclusivamente para o aprimoramento das técnicas em si e do mero lucro, em detrimento da reverência e do respeito à pessoa humana, e dos ideais de igualdade, fraternidade e solidariedade, proclamados pela Declaração Universal do Direitos Humanos de 1948. Sublinha a relevância desses ideais consagrados igualmente no atual texto constitucional brasileiro e a necessidade de sua implementação na perspectiva da construção de uma sociedade mais solidária e mais justa, combinado com os perigos do seu afastamento em nome de um pretenso desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com metodologia dialética aplicada à revisão bibliográfica, a fim de promover o diálogo entre os doutrinadores selecionados para concluir que qualquer empreitada do desenvolvimento tecnológico deve considerar prima facie o respeito integral à dignidade humana.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES, Ética a nicômaco, SP, Martin Claret, 2016.
APPLE, Michael W., BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: Análise Internacional. Organizadores Cristina Monteiro, tradução revisão técnica, Luís Armando Gandin, Porto Alegre, Penso, 2013.
BOBBIO, Norberto, A era dos direitos, SP, Campus, 2014.
CANOTILHO, J.J.Gomes, “Brancosos” e interconstitucionalidade: itinerários dos discursos sobre a historiciedade constitucional, 2º Edição, Coimbra, Edições Almedina, AS, 2012.
COMPARATO, Fábio Konder, A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo, Editora Saraiva, 2015.
COMPARATO, Fábio Konder, Ética: direito, moral e religião no mundo moderno, 3º edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2016.
CORTINA, Adela, NAVARRO, Emílio Martinez, Ética, 5º Edição, São Paulo, Edições Loyola, 2013.
CORTINA, Adela, Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania, São Paulo, Edições Loyola, 2003.
LAFER, Celso, A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt, 7ª. reimpressão, São Paulo, Companhia das Letras, 2009.
HOGEMANN, Edna Raquel Rodrigues Santos, Conflitos bioéticos: clonagem humana, 2ª. Edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2013.
HOGEMANN, Edna Raquel Rodrigues Santos, “A fragilidade da noção de direitos humanos no marco da crise dos fundamentos da razão moderna”, in Quaestio Iuris, v. 09, n. . 04, Rio de Janeiro, 2016, pp. 1787-1805. DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2016.21283
THOMPSON, John B, Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa, 5ª. Edição, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para fins da universalização e compartilhamento livre dos saberes a Revista do CONSINTER está indexada sob a Licença Creative Commons 4.0
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Brasil.
É permitido:
– Copiar, distribuir, exibir e executar a obra
– Criar obras derivadas
Sob as seguintes condições:
ATRIBUIÇÃO
Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
USO NÃO COMERCIAL
Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA
Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outro, os termos da licença desta obra.
Licença Jurídica (licença integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR