O Poder Dos Espelhos

Autores

  • Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos Professora Livre Docente em Direito Penal pela USP
  • Marilene Araujo Doutoranda em Filosofia do Direito PUC-SP. Mestra em Direito Constitucional pela PUC-SP. Especialista em Direito Administrativo PUC-SP. Especialista em Processo Civil pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Membro do IBDC – Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Membro do Grupo de Pesquisas Percepções Cognitivas na Interpretação da Norma

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00010.06

Palavras-chave:

Espelho, Poder, Opinião pública

Resumo

A sociedade refletida no espelho conduz as variáveis possibilidades dos processos e das estruturas do jogo decisório. Na atualidade, o risco é algo que se impõe dada a construção interior de cada subsistema social. O jogo se faz presente na teoria do poder. Na teoria do sistema autopoiético, a comunicação é elemento que constitui a sociedade. O poder é uma comunicação orientada por um código. Assim, como o poder a opinião pública é elevada ao domínio da comunicação e as comunicações possíveis orientam os temas e as opiniões no processo comunicacional. A estrutura dos temas no processo comunicacional é o que estabelece fronteiras daquilo que é possível decidir no sistema político. Os jogos estão diante do espelho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPILONGO, Celso Fernandes, Direito e diferenciação social, São Paulo, Saraiva, 2001

DE GIORGI, Raffaele, O poder dos espelhos, O Estado de São Paulo, p. A2, 4 abr. 1996.

DE GIORGIO, R, Direito, Tempo e Memória, São Paulo, Martins Fontes, 2003.

DE GIORGE, Rafaelle Democracia, Estado e Direito na Sociedade Contemporânea, Cad, Esc. Ltgisl., Belo Horizonte, 2(4), 747, julidez,. 1995.

ESTEVES, João Pisssara (Org) Comunicação e sociedade, Lisboa, Livros Horizontes, 2009

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio, O Direito entre o futuro e o passado, p.7.

LUHMANN, Niklas, Poder, Barcelona, Anthropos; México, Universidad Iberoamericana; Santiago de Chile, Instituto de Sociología, Pontificia Universidad Católica de Chile, 1995.

LUHMANN, Niklas, La sociedad de la sociedade, Ciudad del Mexico, Herder, 1998.

LUHMANN, Nickas, Sociologia del Risco, Ciudad del Mexico, Herder, 1998.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

dos Santos, M. C. C. L., & Araujo, M. (2020). O Poder Dos Espelhos. Revista Internacional Consinter De Direito, 6(10), 151–162. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00010.06

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos