Direito como integridade no pensamento de Ronald Dworkin – caminhos interpretativos e perspectivas de aplicação judicial
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00021.03Palavras-chave:
Integridade, Hermenêutica, Aplicação do direito, Decisão judicialResumo
Por meio do presente artigo pretende-se investigar a questão da hermenêutica jurídica, mas detidamente sob o prisma da proposta trazida por Ronald Dworkin consistente no Direito como integridade. A ideia central diz respeito à validade e emprego da metanarrativa dworkiana quanto à interpretação / aplicação do direito. Para tanto serão analisados os contornos do pensamento jurídico e político de Dworkin, bem como sua possível aproximação à teoria jurisprudencialista trazida pelo jurista Antonio Castanheira Neves. Outrossim, será investigada a questão do acolhimento da mencionada proposta nas decisões judiciais exaradas pelos principais tribunais dos poderes judiciais de Portugal e do Brasil. Desta feita, este artigo pautará sua análise em uma revisão bibliográfica, ademais de pesquisa qualitativa a respeito de decisões judiciais.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Machado, Introdução ao Direito e ao Discurso Legitimador, Coimbra: Almedina, 198.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2001.
CANOTILHO, José J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 2ª ed. Coimbra: Almedina, 2000.
DWORKIN, Ronald. A raposa e o porco-espinho: justiça e valor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
_____. What is a good life? (O que é uma boa vida?). Trad. Emilio Peluso Meyer. Rev. Direito GV, São Paulo, v. 7, n. 2, jul.-dez. 2011.
_____. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
IKAWA, Daniela R. Dworkin e discricionariedade. Lua Nova, São Paulo, n. 61, 2004. Disponível em .
MELO, Renan. (Re)construindo a dignidade. Dialética: São Paulo, 2021.
MIRANDA, Lorena, BONIFÁCIO, Artur, Discriminação inversa pelo contributo de Dworkin In Revista Internacional Consinter de Direito, 2021. Disponível em ttps://revistaconsinter.com/index.php/ojs/1302. Acesso em 26 mai 2025.
NEVES, António Castanheira. Metodologia Jurídica: problemas fundamentais. Coimbra: Coimbra Editora, 1993.
____. Entre o legislador, a sociedade e o juiz; ou entre sistema, função e problema – os modelos actualmente alternativos da realização jurisdicional do direito. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, v. LXXIV, Coimbra: 1998.
_____. O Actual Problema Metodológico da Interpretação Jurídica, pp. 81 s. e 334; “O Sentido Actual da Metodologia Jurídica”, in Digesta, 3.º Vol., p. 392, e Metodologia Jurídica.
_____. Coordenadas de uma reflexão sobre o problema universal do direito – ou as condições de emergência do direito como direito. In Estudos em Homenagem à Professora Doutora Isabel de Magalhães Collaço. Coimbra: Coimbra Editora, 2002, vol. II.
_____. O papel do jurista no nosso tempo. In NEVES, António Castanheira. Digesta: escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Volume 1. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.
POGREBINSCHI, Thamy. O que é o pragmatismo. Disponível em: <http://www.cis.puc-rio.br/cis/cedes/PDF/paginateoria/pragmatismo.pdf>.
PRADO, Esther Regina Corrêa Leite. Os métodos interpretativos de Ronald Dworkin e o Direito como Integridade. Conteúdo Jurídico, Brasília, 8 dez. 2012. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.41027>.
RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta; Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Renan Melo de Sousa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Para fins da universalização e compartilhamento livre dos saberes a Revista do CONSINTER está indexada sob a Licença Creative Commons 4.0
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Brasil.
É permitido:
– Copiar, distribuir, exibir e executar a obra
– Criar obras derivadas
Sob as seguintes condições:
ATRIBUIÇÃO
Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
USO NÃO COMERCIAL
Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA
Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outro, os termos da licença desta obra.
Licença Jurídica (licença integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR


