Do Paradigma da Racionalidade Moderna à Era da Complexidade: As Trilhas da Ética na Sociedade Moderna

Autores

  • Dirce Nazaré de Andrade Ferreira Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória. Doutora em História Social das Relações Políticas pela UFES. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Aloísio Krohing Ph.D. em Filosofia e professor permanente do programa de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória. Espírito Santo. Pós-doutor em Filosofia Política e Ciências Sociais e pesquisador de Direitos Humanos e Ética e Interculturalidade.

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.07

Palavras-chave:

ética, Racionalidade moderna, Complexidade

Resumo

O paradigma racional que deu vigor às ciências, conquanto tenha colaborado para tonificá-las como formas fidedignas de socializar informação de uma geração a outra, também imprimiu critérios de exatidão e mensuração. As ciências humanas, na esteira de inserção desse modelo, foram revestidas de padrões verticalizados nos quais a ética quase não toma parte. A avulsão do novo paradigma complexo advindo da modernidade rompe com critérios de previsibilidade e irrompe nova forma de pensamento circular, no entanto, embora se considere novo alvorecer na ciência, ela também traz consigo uma ausência e distorção da ética. Busca-se afirmar a tese da ética com matriz rizomática dos direitos humanos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

_____. Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

_____. A liberdade. Lisboa: Estampa, 1989.

CARVALHO, Jairo Dias. Multiplicidade e virtual em Deleuzes. In: MAIA, Antonio Cavalcanti (Org.). Filosofia pós-metafísica. Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

_____. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DUARTE, André. Biopolítica e sociedade de controle: notas para compreender o presente. In: MAIA, Antonio Cavalcanti. Filosofia pós-metafísica. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2006.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. Tradução de Marcos Santa Rita. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

HOCK, Dee. Nascimento da era caórdica. São Paulo: Cultrix, 2000.

KROHLING, Aloísio. Ética e descoberta do outro. Curitiba: CRV, 2010. DOI: https://doi.org/10.24824/978856248062.1

_____. Ética da alteridade e da responsabilidade. Curitiba: Juruá, 2011.

_____. Dialética e Direitos Humanos: Múltiplo Dialético: Da Grécia à Contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2014.

KROHLING, Aloisio. História da Filosofia do Direito: O Paradigma do Uno e do Múltiplo Dialético, Retórico e Erístico. Curitiba: Juruá, 2014.

_____; Beatriz Stella. Ética rizomática e Teoria Crítica do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD). Unisinos – RGS, p. 82-92, jan./jun. 2013.

MOIGNE, Jean Louis Le. Inteligência da complexidade. In: PENA-VEJA, Alfredo (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEJA, Alfredo (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

_____. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado da. Para navegar no século XXI. Porto Alegre:Sulina/Edipucrs, 2000.

_____. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

_____. O método 6: ética. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.

_____. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

NIETZSCHE, Friederich. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2010.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Ferreira, D. N. de A., & Krohing, A. (2015). Do Paradigma da Racionalidade Moderna à Era da Complexidade: As Trilhas da Ética na Sociedade Moderna. Revista Internacional Consinter De Direito, 1(1), 131–148. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.07

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos