Iniciativas Green Building Rumo à Construção Inteligente da Sustentabilidade Global
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.05Palavras-chave:
Green Building, Construção Inteligente, Sustentabilidade GlobalResumo
O movimento green building foi consolidado nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, com o engajamento da cadeia produtiva da construção civil, que envolve construtoras, arquitetos e demais fornecedores de produtos e serviços. As certificações são ferramentas de transformação mercadológica e são formas de mensuração do quanto as iniciativas – públicas e privadas – vêm adotando esses sistemas que significam edificações sustentáveis, de grande qualidade e alto desempenho. A viabilidade econômica é questão a ser superada pelos interessados na construção de “empreendimentos verdes”. O custo da construção costuma ser maior, mas o custo de operação de um edifício com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é muito menor em relação aos tradicionais. Além da redução do custo operacional, a melhora da qualidade de vida representa enorme benefício daqueles que optam por edificações com certificação de sustentabilidade. Por outro lado, a valorização do imóvel, a redução do consumo de água e energia, e a melhora na segurança e saúde dos trabalhadores e moradores, são outras qualidades a serem consideradas por meio das denominadas “obras verdes”.
Downloads
Referências
AMARAL JÚNIOR, Alberto do. O desenvolvimento sustentável no plano internacional. Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. Belo Horizonte: Arraes, a. XCVIII, n. 119-124, v. 1, ago./dez. 2013.
CASTELNOU NETO, Antonio Manoel N. Arquitetura e Sustentabilidade. Curitiba: Apostila, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2005.
CONSUMIDORES Y USUARIOS ASOCIADOS – CUA. Consumo y Responsabilidad Social. UNCCUE: Castilla-La Mancha, 2008.
FERREIRA, Carolina Iwancow. Manual de Governança Corporativa: Nacional e Internacional. Belo Horizonte: D´Plácido, 2014.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Curso de Direito da Energia: Tutela Jurídica da Água, do Petróleo, do Biocombustível, dos Combustíveis Nucleares e do Vento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GARCIA, Maria da Glória F. P. D. O Lugar do Direito na Protecção do Ambiente. Coimbra: Almedina, 2007.
GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL – GBCB. Curso Preparatório para a Prova de LEED-GA: Construindo um Futuro Sustentável. GBCB: São Paulo, 14.03.2013.
LIMIRO, Danielle. Créditos de Carbono: Protocolo de Kyoto e Projetos de MDL. Curitiba: Juruá, 2012.
MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura. Meio Ambiente: Direito e Dever Fundamental. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
NIEVES, Isabel Cristina González. Análisis Económico del Derecho Ambiental. Buenos Aires: Heliasta, 2008.
PROGRAMA DE LAS NACIONES UNIDAS PARA EL DESARROLLO – PNUD. Enseñanza de la Responsabilidad Social Empresarial: Retos de las Universidades en Iberoamérica. Compilado por Isabel Licha. Buenos Aires: Sudamericana, 2012.
RASLAN, Alexandre Lima. Responsabilidade Civil Ambiental do Financiador. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
VÁZQUEZ, Cristina. El Régimen de Participación Público-Privada – PPP. Montevideo: AMF, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Carolina Iwancow Ferreira, Frederico Lages da Mota
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Para fins da universalização e compartilhamento livre dos saberes a Revista do CONSINTER está indexada sob a Licença Creative Commons 4.0
Atribuição – Uso Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Brasil.
É permitido:
– Copiar, distribuir, exibir e executar a obra
– Criar obras derivadas
Sob as seguintes condições:
ATRIBUIÇÃO
Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.
USO NÃO COMERCIAL
Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.
COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA
Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.
Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outro, os termos da licença desta obra.
Licença Jurídica (licença integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR