Os Cuidados de Saúde Transfronteiriços: Problemática em Torno do “Erro Médico”
DOI:
https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.36Palabras clave:
Direito à saúde, Cuidados de saúde transfronteiriços, Directiva comunitária, Direito da união europeia, Erro médico, Responsabilidade médica, Obrigações dos Estados, Direitos dos doentesResumen
A directiva sobre cuidados de saúde transfronteiriços reflecte a preocupação da União Europeia com o direito humano à saúde, consubstanciado no direito de acesso aos cuidados de saúde, em termos de universalidade, equidade e qualidade. Através desta directiva europeia, os Estados-membros não podem vedar o livre acesso dos cidadãos não nacionais aos seus sistemas de saúde, tendo de assegurar a qualidade dos cuidados prestados em termos idênticos aos proporcionados aos seus cidadãos nacionais. A questão que suscitamos neste trabalho prende-se com o “erro médico”, com o desrespeito pela leges artis ad hoc medicinae ou com a violação dos princípios europeus constantes na directiva e tratados, no decurso da prática dos cuidados de saúde transfronteiriços. Dito doutro modo, qual o regime jurídico que é aplicável e quais os mecanismos jurídicos que o doente lesado poderá accionar com vista ao ressarcimento dos seus danos? Será aplicável a legislação sobre responsabilidade médica do “Estado-membro de tratamento” e simultaneamente os mecanismos de contencioso europeu ou, em alternativa, somente estes últimos porquanto estamos no âmbito de cuidados transfronteiriços de carácter jurídico europeu?
Descargas
Citas
ANTÓNIO, Isa. A Responsabilidade da Administração Pública por Actos Médicos (Tese de Mestrado). Universidade Católica do Porto, 2008
_____. As Parcerias Público-Privadas no Sector da Saúde. O Advento do estado Mínimo de Regulação e o direito de acesso à saúde (Tese de Doutoramento). Universidade de Santiago de Compostela (em fase de publicação), 2014
A.A.V.V. A Reforma do Sector da Saúde. Uma realidade iminente?, Instituto e Direito Económico e Financeiro e Fiscal. Coimbra: Almedina, 2010
_____. Responsabilidade Civil dos Médicos. Revista de Centro de Direito Biomédico. Coimbra: Coimbra, n. 11, 2005.
ESCRIBANO, Alfonso López de la Osa. La convergence de la responsabilité hospitalière en France et en Espagne. Étude Comparée. Marseille: Presses Universitaires d´Aix, 2005
ESTORNINHO, Maria João; MACIEIRINHA, Tiago. Direito da Saúde. Lições. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2014
LÓPEZ, Pedro Rodríguez. Responsabilidad médica y hospitalaria. Bosch, 2004
MOTA DE CAMPOS, João; MOTA DE CAMPOS, João Luiz. Manual de Direito Europeu. O sistema institucional, a ordem jurídica e o ordenamento económico da União Europeia. 6. ed. Coimbra: Coimbra, 2010.
NUNES, Rui. Regulação da Saúde. 3. ed. Porto: Vida Económica, 2014
VERA JARDIM, Sara; GRILO, Diana. A União Europeia e as políticas de Saúde em Portugal. In: 40 Anos de Abril na Saúde. Coimbra: Almedina, 2014.
Pareceres
Parecer da Entidade Reguladora da Saúde sobre a Directiva 2011/24/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Março de 2011.
Legislação
Lei 52/2014, de 25 de Agosto, que transpõe a Directiva 2011/24/EU.
Directiva 2011/24/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Março de 2011, relativa ao exercício dos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços.
Directiva de Execução 2012/52/UE, da Comissão, de 20 de Dezembro de 2012, relativa a medidas para facilitar o reconhecimento de receitas médicas emitidas noutro Estado-membro.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Isa Filipa António
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Para fines de universalización y compartimento libre de los saberes la Revista del CONSINTER está indexada bajo la Licencia Creativa Comámonos 4.0.
Atribución – Uso No Comercial – Compartimiento por la misma licencia 4.0 Brasil.
Se permite:
- Copiar, distribuir, exhibir y ejecutar la obra.
- Crear obras derivadas.
Bajo las siguientes condiciones:
ATRIBUCIÓN
Debe dar crédito al autor original, de la forma especificada por el autor o el licenciante.
USO NO COMERCIAL
Esta obra no podrá ser utilizada con fines comerciales.
COMPARTIR POR LA MISMA LICENCIA
Si altera, transforma o crea otra obra con base en esta, solamente podrá distribuir la obra resultante bajo una licencia idéntica a la original.
Para cada nuevo uso o distribución, debe dejarle claro al otro, los términos de la licencia de esta obra.
Licencia Jurídica (licencia integral): https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR