Contribuição para a Melhoria dos Critérios de Destinação da Compensação Ambiental Federal

Autores

  • Paulo J. B. Faiad Mestre em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Sônia M. P. Wiedmann Doutora em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Strasbourg (França).

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.05

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, ICMBio, Compensação Ambiental, Destinação, Gestão ambiental pública

Resumo

A aplicação dos recursos da compensação ambiental federal, através da destinação às Unidades de Conservação, é inegavelmente uma importante fonte de recursos para implantação dessas áreas no Brasil. No entanto, a tarefa de destinar tais recursos, em sua maioria de grande vulto, coloca o gestor público naquele que é, talvez, o maior gargalo da administração pública – a tomada de decisão. Para tanto, o gestor deve fundamentar-se em uma metodologia de destinação transparente e efetiva em cumprir o objetivo principal do instituto da Compensação Ambiental, qual seja: o de compensar os danos que não puderam ser evitados e mitigados no processo de licenciamento de empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental. O presente trabalho buscou contribuir para a melhoria dos critérios de destinação da compensação ambiental federal, através da revisão de experiências de destinação de outros estados e nações além de apresentar o seu status através da análise das Atas de reuniões do Comitê de Compensação Ambiental Federal – CCAF, propondo ainda alternativas para tornar a execução dos recursos mais efetiva. Os resultados da pesquisa realizada sugerem que a compensação ambiental federal brasileira deve passar por uma ampla reformulação, com ajuste de papéis entre os atores envolvidos e o retorno aos seus objetivos de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECHARA, Erika. Licenciamento e compensação ambiental na Lei do Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). São Paulo: Atlas, 2009.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

BECHARA, Erika. Uma contribuição ao aprimoramento do instituto da Compensação Ambiental previsto na Lei 9.985/2000. Tese de Doutorado em Direito – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. 352 p.

BUSINESS AND BIODIVERSITY OFFSETS PROGRAMME – BBOP. To No Net Loss and Beyond: An Overview of the Business and Biodiversity Offsets Programme (BBOP). Executive Summary Washington, D.C., 2013.

ENVIRONMENTAL PROTECTION AUTHORITY – EPA. Environmental Offsets. Position Statement No 9. Perth, Western Australia, January, 2006.

FERREIRA, H. S. Avaliação dos modelos de gestão das unidades de conservação federais: a mudança IBAMA-ICMBIO e seus impactos na Amazônia Ocidental. Dissertação (mestrado) INPA, Manaus, 2012. 214 p.

FUNBIO. Negócios, compensação de biodiversidade e BBOP: panorama/ Business and Biodiversity Offsets Programme (BBOP). Tradução de Natalia Taddei. Rio de Janeiro: Funbio, 2009. 19 p.

IUCN. Biodiversity offsets: views, experience and business case. Draft position paper. London, UK, 25p., 2004.

MACIEL, E. Implementação de Unidades de Conservação Federais. 19º Encontro Nacional da 4ªCCR, Aracaju, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015.

MCKENNEY, B. Environmental Offset Policies, Principles, and Methods:A Review of Selected Legislative Frameworks. Biodiversity Neutral Initiative. Executive Summary. 85p., 2005.

MERCADANTE, M. Compensação Ambiental. Artigo publicado no site do Instituto Sócio Ambiental – ISA. Publicado em Unidades de Conservação, 2012. Disponível em: <http://uc.socioambiental.org>.

PINTO, R. P. Execução da compensação ambiental em unidades de conservação federais: desafios e oportunidades. Trabalho de conclusão de Pós-Graduação. Universidade Federal do Paraná, 2013. 38p.

THE NATURE CONSERVANCY – TNC. Estado da Arte da Compensação Ambiental nos Estados Brasileiros. Resumo Executivo, 2013. 35p.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Faiad, P. J. B., & Wiedmann, S. M. P. (2015). Contribuição para a Melhoria dos Critérios de Destinação da Compensação Ambiental Federal. Revista Internacional Consinter De Direito, 1(1), 87–108. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.05

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos