Excesso de Litigância e Demandas Repetitivas: um Desafio para o Judiciário Brasileiro

Autores

  • Priscilla P. Costa Correa Juíza Federal na Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Mestre em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense.
  • Vânila Cardoso André Moraes Juíza Federal na Seção Judiciária de Belo Horizonte. Mestre em Justiça Administrativa. Doutora em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00005.11

Palavras-chave:

Judiciário Brasileiro, Litigiosidade excessiva, Demandas repetitivas, Efetividade, Igualdade

Resumo

O objetivo destes escritos é apontar o atual estado de excesso de litigância no Judiciário Brasileiro, colocando-se em evidência o fenômeno das demandas repetitivas. Constata-se que ao reiterar lesões individuais, o Poder Público, os prestadores de serviços públicos e de serviços de massa geram um uso abusivo e predatório do Judiciário brasileiro, alimentando morosidade, ineficiência, falta de efetividade, o que, compromete o acesso à justiça e contribui para a desigualdade no país.

Analisa-se as reformas recém promovidas, e conclui-se que estas iniciativas não serão capazes de solucionar o problema das demandas repetitivas. Defende-se a releitura do princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição para que dele se extraia a ideia de subsidiariedade da via jurisdicional, como forma de fortalecimento da cidadania e rompimento com a arraigada cultura de judicialização de conflitos. Destaca-se a inexistência de instrumentos processuais adequados e de uma base principiológica vocacionada à solução de demandas repetitivas. Propõe-se a criação de um Centro de Inteligência que interligue as diversas instâncias do Judiciário brasileiro, identifique e analise as causas da judicialização excessiva de demandas repetitivas, e promova um efetivo Monitoramento da formação das lides com este perfil, buscando-se soluções coletivas, preferencialmente pré-processuais e consensuais, a partir do fortalecimento do diálogo Interinstitucional. Defende-se a adoção do conceito multiportas, promovendo-se o direcionamento dos conflitos aos métodos mais adequados de pacificação como forma de valorização da cidadania, procedimentalização da isonomia, prevenção de demandas repetitivas, e, por conseguinte, melhor distribuição de justiça no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Clara Mota. Sistema brasileiro de precedentes: uma promessa não cumprida de redução da litigiosidade? In: MORAES, Vânila Cardoso André de (Org.). As demandas repetitivas e os grandes litigantes: possíveis caminhos para a efetividade do sistema de justiça brasileiro. Brasília: ENFAM, 2016.

BOLLMANN, Villian; MATTOS. Fernando Cesar Baptista de. Democracia e poder Judiciário: propostas para uma nova justiça brasileira. Revista da Escola Nacional da Magistratura. Brasília, 2012.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução e revisão: Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988. Reimpresso em 2002.

CLEMENTINO, Marco Bruno de Miranda. As demandas repetitivas de direito público e o princípio da procedimentalização da isonomia. In: MORAES, Vânila Cardoso André de (Org.). As demandas repetitivas e os grandes litigantes: possíveis caminhos para a efetividade do sistema de justiça brasileiro. Brasília: ENFAM, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Demandas repetitivas e a morosidade na justiça civil brasileira. Brasília, julho 2011. p. 18. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/images/pesquisas-judiciarias/Publicacoes/pesq_sintese_morosidade_dpj.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2013.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução 125/2010. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2579>. Acesso em: 22 mar. 2016.

CORREA, Priscilla P. Costa. Direito e desenvolvimento: aspectos relevantes do Judiciário brasileiro sob a ótica econômica. Brasília, CEJ, 2014.

CORREA, Priscilla P. Costa. Meios consensuais de solução de conflitos e demandas repetitivas de direito público: um desafio a ser enfrentado. In: MORAES, Vânila Cardoso André de (Org.). As demandas repetitivas e os grandes litigantes: possíveis caminhos para a efetividade do sistema de justiça brasileiro. Brasília: ENFAM, 2016.

DALLA, Humberto. Novos desafios da mediação judicial no Brasil. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 52, jan./mar. 2015.

FALCÃO, Joaquim. Uma reforma muito além do Judiciário. Revista Interesse Nacional. Brasília, 2008.

GONÇALVES, Vinicius Jose Correa. Tribunais Multiportas: pela efetivação dos direitos fundamentais de acesso à justiça e à razoável duração dos processos. Curitiba: Juruá, 2014.

LEAL, Rogério. Impactos econômicos e sociais das decisões judiciais: aspectos introdutórios. Brasília: ENFAM, 2010.

MORAES, Vânila C. A. Demandas repetitivas decorrentes de ações ou omissões da administração pública: hipóteses de soluções e a necessidade de um direito processual público fundamentado na Constituição. Brasília: CEJ, 2012.

MORAES, Vânila C. A. A igualdade – formal e material – nas demandas repetitivas sobre direitos sociais. Brasília : Conselho da Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários, 2016.

PORTELA, Fabio Quando a busca pela eficiência paralisa o Judiciário. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2013-jan-28/fabio-portela-quando-busca-eficiencia-paralisa-poder-judiciario>. Acesso em: 20 fev. 2013.

PRILLAMAN, William C. The judiciary and democratic decay in Latin America: declining confindence in the rule of law. Westport: Praeger, 2000.

RABELLO, Sérgio; BOTTINI, Pierpaolo (Orgs.). Estratégias para a Reforma do Judiciário. In: Reforma do Judiciário. São Paulo: Saraiva, 2005.

RAWLS, John. Teoría de la justicia. Tradução de María Dolores González. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.

SADEK, Maria Teresa. Judiciário: mudanças e reformas. Revista de Estudos Avançados. São Paulo, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000200005

SCHUARTZ, Luis F. Abuso do direito de defesa e reforma processual. Revista EMERJ. Rio de Janeiro, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA SANTOS, Boaventura de. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007.

STÜRNER, Rolf. Reformas recentes e perspectivas de desenvolvimento do processo civil alemão. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-ALEMANHA: Pontes de Miranda: Português-Alemão, 2010, Recife, PE. Anais.Brasília, DF: Conselho da Justiça Federal, 2010.

TENENBLAT, Fabio. Limitar o acesso ao Poder Judiciário para ampliar o acesso à Justiça. Revista do CEJ. Brasília, a. XV, 2011.

VIANNA, Luiz Werneck et al. A judicialização da política e das relações sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Renavan, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Correa, P. P. C., & Moraes, V. C. A. (2017). Excesso de Litigância e Demandas Repetitivas: um Desafio para o Judiciário Brasileiro. Revista Internacional Consinter De Direito, 3(5), 229–248. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00005.11

Edição

Seção

Proteção dos Interesses Coletivos e Difusos (Especial Consideração à Tutela do Meio Ambiente)