Iniciativas Green Building Rumo à Construção Inteligente da Sustentabilidade Global

Autores

  • Carolina Iwancow Ferreira Pós-Doutora em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra – Portugal. Doutora e Mestra em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP. Advogada inscrita no Brasil e em Portugal. Professora e Pesquisadora. Autora de diversas obras e artigos jurídicos. https://orcid.org/0000-0003-2183-3039
  • Frederico Lages da Mota Pós-Graduando em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Bacharel em Direito pelo Mackenzie-SP. Engenheiro Ambiental pela Unicamp. https://orcid.org/0000-0002-9580-2174

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.05

Palavras-chave:

Green Building, Construção Inteligente, Sustentabilidade Global

Resumo

O movimento green building foi consolidado nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, com o engajamento da cadeia produtiva da construção civil, que envolve construtoras, arquitetos e demais fornecedores de produtos e serviços. As certificações são ferramentas de transformação mercadológica e são formas de mensuração do quanto as iniciativas – públicas e privadas – vêm adotando esses sistemas que significam edificações sustentáveis, de grande qualidade e alto desempenho. A viabilidade econômica é questão a ser superada pelos interessados na construção de “empreendimentos verdes”. O custo da construção costuma ser maior, mas o custo de operação de um edifício com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é muito menor em relação aos tradicionais. Além da redução do custo operacional, a melhora da qualidade de vida representa enorme benefício daqueles que optam por edificações com certificação de sustentabilidade. Por outro lado, a valorização do imóvel, a redução do consumo de água e energia, e a melhora na segurança e saúde dos trabalhadores e moradores, são outras qualidades a serem consideradas por meio das denominadas “obras verdes”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL JÚNIOR, Alberto do. O desenvolvimento sustentável no plano internacional. Boletim da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. Belo Horizonte: Arraes, a. XCVIII, n. 119-124, v. 1, ago./dez. 2013.

CASTELNOU NETO, Antonio Manoel N. Arquitetura e Sustentabilidade. Curitiba: Apostila, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2005.

CONSUMIDORES Y USUARIOS ASOCIADOS – CUA. Consumo y Responsabilidad Social. UNCCUE: Castilla-La Mancha, 2008.

FERREIRA, Carolina Iwancow. Manual de Governança Corporativa: Nacional e Internacional. Belo Horizonte: D´Plácido, 2014.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Curso de Direito da Energia: Tutela Jurídica da Água, do Petróleo, do Biocombustível, dos Combustíveis Nucleares e do Vento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

GARCIA, Maria da Glória F. P. D. O Lugar do Direito na Protecção do Ambiente. Coimbra: Almedina, 2007.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL – GBCB. Curso Preparatório para a Prova de LEED-GA: Construindo um Futuro Sustentável. GBCB: São Paulo, 14.03.2013.

LIMIRO, Danielle. Créditos de Carbono: Protocolo de Kyoto e Projetos de MDL. Curitiba: Juruá, 2012.

MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura. Meio Ambiente: Direito e Dever Fundamental. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

NIEVES, Isabel Cristina González. Análisis Económico del Derecho Ambiental. Buenos Aires: Heliasta, 2008.

PROGRAMA DE LAS NACIONES UNIDAS PARA EL DESARROLLO – PNUD. Enseñanza de la Responsabilidad Social Empresarial: Retos de las Universidades en Iberoamérica. Compilado por Isabel Licha. Buenos Aires: Sudamericana, 2012.

RASLAN, Alexandre Lima. Responsabilidade Civil Ambiental do Financiador. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

VÁZQUEZ, Cristina. El Régimen de Participación Público-Privada – PPP. Montevideo: AMF, 2011.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Ferreira, C. I., & Mota, F. L. da. (2018). Iniciativas Green Building Rumo à Construção Inteligente da Sustentabilidade Global. Revista Internacional Consinter De Direito, 4(6), 99–117. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.05

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos