O Direito ao Esquecimento Sob a Perspectiva da Saúde Individual

Autores

  • Júlia Gomes Pereira Maurmo Mestra e Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Advogada. https://orcid.org/0000-0003-1051-3304

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.04

Palavras-chave:

Direito ao esquecimento, Saúde, Memória, Liberdade de expressão, Privacidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apontar um novo e imprescindível olhar quando se trata do Direito ao Esquecimento: a perspectiva da saúde individual. Isto porque, a utilização dos mecanismos de ponderação com vistas à solução de um suposto conflito entre liberdade de expressão e direitos da personalidade não é suficiente para alcançar decisões justas. Assim, optou-se, através da revisão bibliográfica e do estudo de casos, por uma pesquisa interdisciplinar, cujo marco teórico é o neurocientista Iván Izquierdo, posto que os trabalhos por ele desenvolvidos acerca da memória, mais especificamente, de suas formas de extinção e repressão, demonstram que a impossibilidade de transcender ao trauma leva, para além de quadros depressivos, à relações sociais deficitárias e estas, por sua vez, influenciam diretamente em um considerável aumento da incidência de doenças coronarianas e de acidentes vasculares cerebrais, maculando a saúde individual e, consequentemente, a vida digna do cidadão. Com vistas a demonstrar a teoria proposta, qual seja, a imprescindibilidade da análise do Direito ao Esquecimento sob a perspectiva da saúde individual, foi analisado o caso “Aída Curi”, já julgado pelo Superior Tribunal de Justiça brasileiro, de maneira incompleta, posto que analisou, apenas, o conflito entre a liberdade de expressão e os direitos da personalidade, e que hoje se encontra sob a apreciação da Suprema Corte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BORGES, Jorge Luís. Ficções. Tradução de Carlos Nejar. São Paulo: Globo, 1999. v. I.

GERARD, Ralph W. O que é memória? In: Scientific American (periódico): Psicobiologia: as bases biológicas do comportamento. Tradução de Lidia Aratangy. São Paulo: Universidade de São Paulo e Polígono, 1970.

IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. Col. Aldus, 19. São Leopoldo: Unisinos, 2004. p. 15.

_______. A arte de esquecer. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2010.

_______. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KARNAL, Leandro. Lembrar e esquecer ou a vida entre Dory e Funes. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,lembrar-e-esquecer-ou-a-vida-entre-dory-e-funes,10000065791>. Acesso em: 01 ago. 2016.

KUNDERA, Milan. Ignorance. London: Faber, 2002.

MAURMO, Julia Gomes Pereira. Direito ao esquecimento e condenações penais: outras perspectivas sobre o tema, 2017. 241f. Tese (Doutorado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

PAVLOV, Ivan Petrovich. Conditioned reflexes: na investigation of the physiological activity of the cerebral cortex. New York: DoverPublications, 2003.

SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relações Privadas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Maurmo, J. G. P. (2018). O Direito ao Esquecimento Sob a Perspectiva da Saúde Individual. Revista Internacional Consinter De Direito, 4(6), 81–98. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00006.04

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos