A (I)legítima Intervenção Penal Na Tutela De Bens Universais

Autores

  • Almir Santos Reis Junior Doutor em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto dos cursos de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuou como coordenador dos cursos de especialização em Ciências Criminais e Perícias Criminais, ofertados pela PUCPR. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Maringá. https://orcid.org/0000-0002-6228-274X

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00009.21

Palavras-chave:

Bem jurídico, Perigo abstrato., Legitimidade penal, Bens supraindividuais, Princípios

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, o estudo sobre a intervenção estatal na proteção de bens jurídicos supraindividuais sob a ótica da dogmática penal. O objetivo é verificar se a ingerência penal, na criação de crimes de perigo abstrato, para proteção de tais bens, encontra adequada receptividade por parte dos princípios constitucionais penais. Seu estudo é importante, na medida em que a não legitimidade da intervenção penal poderá suscitar a inconstitucionalidade dos crimes desta natureza. Para esta tarefa utilizou-se o método dedutivo, por meio do levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados encontrados relevam que a intervenção penal é legítima e encontra amparo em novos paradigmas que devem nortear o direito penal moderno, na proteção de bens coletivos em submissão aos interesses coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRECHT, Diego Alan Schöfer. Crimes de perigo concreto: critérios de acertamento e fundamentos materiais, 2011. Dissertação (Mestrado em direito) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BECHARA, Ana Elisa Liberatore Silva. Bem Jurídico-penal. São Paulo: Quartier Latin, 2014.

BIANCHINI, Alice. Pressupostos materiais mínimos da tutela penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BRANDÃO, Claudio (Coord.). Imputação objetiva: crimes de perigo e direito penal brasileiro. São Paulo: Atlas, 2015.

BRANDÃO, Cláudio. Tipicidade Penal: dos elementos da dogmática ao giro conceitual do método entimemático. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2014.

BUSATO, Paulo César. Fundamentos para um Direito Penal Democrático. São Paulo: Atlas, 2015.

CAVALI, Marcelo Costenaro. Fundamento e limites da repressão penal da manipulação de mercado de capitais: uma análise a partir do bem jurídico da capacidade funcional alocativa do mercado. 2017. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

COSTA, José Francisco de Faria. O perigo em direito penal. Coimbra: Coimbra, 2000.

CUNHA, Maria da Conceição Ferreira da. Constituição e Crime: uma perspectiva da criminalização e da descriminalização. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 1995.

FELDENS, Luciano. A Constituição Penal: a dupla face da proporcionalidade no controle de normas penais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

GRECO, Rogério. Direito Penal do Equilíbrio: Uma visão minimalista do Direito Penal. 3. ed. rev., atual e ampl. Niterói, 2008.

LUZ, Yuri Corrêa da. Entre bens jurídicos e deveres normativos: um estudo sobre os fundamentos do direito penal contemporâneo. São Paulo: IBCCRIM, 2013.

MARQUES, Daniela de Freitas. Sistema jurídico-penal: do perigo proibido ao risco permitido. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2008.

NEMETI, Rogerio. Crimes de perigo abstrato: um estudo à luz dos princípios da ofensividade e da precaução. 2011. Dissertação (Mestrado em direito) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, Lucimara Aparecida Silva Antunes de. Crimes de perigo abstrato como meio para proteção de bens jurídicos. Revista Jurisprudência Mineira, Belo Horizonte, v. 61, n. 192, p. 19-67, jan./mar. 2010.

PEREIRA, Claudio José Pereira. Proteção Jurídico-Penal e Direitos Universais: tipo, tipicidade e bem jurídico universal. São Paulo: Quartier Latin, 2008.

PRADO, Luiz Regis. Bem jurídico-penal e Constituição. 4. ed. rev., atual. ampl. São Paulo: RT, 2009.

ROXIN, Claus. Novos Estudos de Direito Penal. Alaor Leite (Org.). São Paulo: Marcial Pons, 2014.

ROXIN, Claus; ARZT, Gunther; TIEDEMANN, Klaus. Introdução ao Direito Penal e ao Direito Processual. Luiz Moreira (Coord.). Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

SBARDELOTTO, Fábio Roque. Direito Penal no Estado Democrático de Direito: perspectivas (re)legitimadoras. Porto Alegre, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Reis Junior, A. S. (2019). A (I)legítima Intervenção Penal Na Tutela De Bens Universais. Revista Internacional Consinter De Direito, 5(9), 387–399. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00009.21