O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec como Fonte de Informações para o Aprimoramento das Políticas Públicas de Consumo no Brasil

Autores

  • Adriano Fábio Cordeiro da Silva Doutorando do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); área de concentração: Direito Econômico e Socioambiental.
  • Cinthia Obladen de Almendra Freitas Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Permanente do Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da mesma instituição. Doutora em Informática pela PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.13

Palavras-chave:

SINDEC, Governo Aberto, Políticas Públicas, Consumidor

Resumo

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC – registra e publica de forma padronizada as estatísticas sobre as reclamações e demandas do mercado de consumo brasileiro. Esta base de dados se constitui num importante mecanismo de política pública e está inserida na plataforma como uma das consequências da adesão do Brasil à iniciativa internacional conhecida como Governo Aberto. Por meio dos boletins do SINDEC dos últimos quatro anos, serão analisadas as estatísticas sobre a evolução e implantação das novas legislações de proteção e defesa do consumidor, constituindo-se num importante mecanismo de transparência e avaliação desta política pública nacional. O desafio do SINDEC é o de se aprimorar continuamente, de modo a satisfazer a evolução das novas legislações às exigências e às dinamicidades características do mercado de consumo. O artigo mostra por meio dos resultados obtidos quais são as demandas prioritárias nos PROCONs, demonstrando que a gratuidade do atendimento e a facilidade do acesso destas informações instigam a busca constante por mais efetividade dos preceitos inseridos na Constituição Federal e no Código de Defesa do Consumidor. São evidenciados os benefícios da transparência e maior publicidade dos registros e serviços da administração pública. Finalmente, a análise dos dados estatísticos do SINDEC demonstra o desafio e a capilaridade dos serviços dos PROCONs, ao mesmo tempo em que refletem o compromisso dos que obstinadamente perseguem a melhoria contínua das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLETIM SINDEC (2011, 2012, 2013, 2014). Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON. Disponível em: <http://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/sindec/boletins-sindec>. Acesso em: 20 abr. 2014.

BRASIL, 1990. Código de Defesa do Consumidor. Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

_______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrução Normativa 4 de 12 de abril de 2012. Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA. Diário Oficial da União, n. 72, 13 de abril de 2012, Seção 1.

_______. Código de Defesa do Consumidor. Decreto Presidencial 2.181, de 20 de março de 1997, Brasília, DF, 1997.

EFING, Antônio Carlos. Fundamentos do direito nas Relações de Consumo. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2011.

_______. FREITAS, Cinthia Obladem Almendra. Direito e Questões Tecnológicas. 2. ed. Curitiba, Juruá, 2012.

MARQUES, Cláudia Lima. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

PLANDEC. Decreto Federal 7.963, de 15 de março de 2013. Institui o Plano Nacional de Consumo e Cidadania e cria a Câmara Nacional das Relações de Consumo.

SENACON. Secretaria Nacional do Consumidor. Portaria 4 de 2 de abril de 2015. Criar grupo de trabalho para modernização da plataforma tecnológica de gestão dos atendimentos aos consumidores pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Diário Oficial da União, n. 65, 7 de abril de 2015, Seção 1. p. 44.

SOUSA, João Paulo Alexandre de. Defesa do Consumidor e Políticas Públicas: Um estudo sobre o Consumidor.gov.br. Brasília: UNEB, 2014.

Downloads

Publicado

2015-10-13

Como Citar

Silva, A. F. C. da, & Freitas, C. O. de A. (2015). O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec como Fonte de Informações para o Aprimoramento das Políticas Públicas de Consumo no Brasil. Revista Internacional Consinter De Direito, 1(1), 267–282. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.13

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos