Direito Sistêmico: Um Novo Direito Para Uma Nova Visão Da Vida

Autores

  • Dilnei Lorenzi Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6939-3904
  • Andréa Vulcanis Advogada e Procuradora Federal. Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4088-7908

DOI:

https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00008.01

Palavras-chave:

Direito sistêmico, Teoria sistêmica, Evolução dos sistemas humanos, Resolução e mediação de conflitos, Justiça e paz social

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova abordagem para o Direito, a partir da incorporação do pensamento sistêmico à ciência jurídica, no sentido de propiciar o desenvolvimento de uma teoria jurídica fundamentada na perspectiva holística, alicerçando-se na evolução clássica da filosofia jurídica ocidental e nos estudos realizados pelo filósofo Bert Hellinger. Hellinger observa a existência de uma interconectividade entre os indíviduos que se apresenta nos sistemas familiares, organizacionais e sociais, semelhante a que é observada nos sistemas vivos e desenvolveu, a partir dessa observação, um conjunto de leis sistêmicas, ou ordens, que regem os relacionamentos humanos. Essas leis ou ordens sistêmicas humanas não são, em geral, consideradas nos processos de normatização ou resolução de litígios, pois o Direito tem o indivíduo como elemento central da estrutura jurídica. Propõe-se, assim, a incorporação do pensamento sistêmico na formulação da ciência jurídica, visando a construção de uma paz social efetiva que promova a restauração das relações sociais e o equilíbrio do todo. Persegue-se assim a incorporação de uma concepção de justiça que visa conferir a cada um o que é seu, mas que também observe, no contexto do pensamento sistêmico, uma justiça que se faça presente dentro de sistemas em que é preciso conferir, no âmbito de cada sistema, a cada um o que é nosso, enquanto coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAENEGEM, Van. An historical introduction to private. Cambridge: Cambridge Press.

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. Tradução de Mayra Teruya Eichemberg. São Paulo : Cultrix, 2014.

CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2018.

DWORKIN, Ronald. A matter of principle. New York: Harvard University Press, 2000.

ENSTEIN, A. In: SCHILPP, P. A (Org). Carta a M. Born de 4 de dez, 1926. Evanstone: Library of Living Philosophers, 1949.

GADAMER, Hans-Georg. Verité et Méthode. Paris: Dijon-Quetigny, 1996.

GALVES, Carlos. Manual de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

GRAÇA, Marusa Helena da. Constelações familiares com bonecos e os elos de amor que vinculam aos ancestrais. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2015.

HANSON, N. R. Patterns os fiscovery: An Inquiry into the Conceptual Foundations of Science. Cambridge: Cambridge University Press, 1958.

HEGEL, G. W. F. A. A fenomenologia do espírito. Tradução de P. Meneses. Petrópolis: Vozes, 1999.

HEIDEGGER, Martin. El ser y el tiempo. Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1997.

_______. Qu’est-ce que la philosophie. O que é isto a Filosofia? Conferência e escritos filosóficos. Tradução de E. Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1991. Coleção Os Pensadores.

HELLER, Agnes. Beyond justice. New York: Eulama, 1929.

HELLINGER, Bert. O Amor do Espírito na Hellinger Sciencia. Tradução de Filipa Richter, Lorena Richter e Tsuyulo Jinno Spelter. Patos de Minas: Atman, 2009.

_______. Ordens do Amor: um guia para o trabalho com constelações familiares. Tradução de Nilton Araujo Queiroz. 3. reimpr. da 1. ed. de 2003. São Paulo: Cultrix, 2007.

JONAS, Hans. DAs prinzip leben: ansatze zu einer philosophischen biologie. Leipzig : s.n., 1994.

KANT, Emmanuel. Doutrina do direito. São Paulo: Iluminuras, 1995.

_______. Duas introduções à crítica do juízo. São Paulo: Martin Claret, 2006.

LOCKE, John. Ensaios sobre o entendimento humano. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Coleção Os Pensadores.

_______. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MAHNER, Martin; BUNGE, Mario. Fundamentos de biofilosofia. México: XXI, 2000.

MICHAUD, Ives. Locke. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

SHELDRAKE, Rupert. A ressonância mórfica & a presença do passado. Tradução de Ana Rabaça. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

TOURINHO, Luciano. Justiça restaurativa e crimes culposos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Lorenzi, D., & Vulcanis, A. (2019). Direito Sistêmico: Um Novo Direito Para Uma Nova Visão Da Vida. Revista Internacional Consinter De Direito, 5(8), 19–38. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00008.01

Edição

Seção

Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos